terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Equoterapia no Parque de Exposições de Salvador vai atender crianças carentes

Fonte: Ascom Seagri

Milhares de crianças e adolescentes carentes serão atendidos diariamente e gratuitamente com atividade interdisciplinar especializada de equoterapia (terapia feita com cavalos) no Parque de Exposições de Salvador. Para tanto, a secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), assinou convênio, durante a cerimônia de abertura oficial da 27º Fenagro, com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos de Passeio e Esporte (ABCCPE), e com a Associação Bahiana de Equoterapia (ABAE) e a Polícia Militar da Bahia (Esquadrão de Polícia Montada), disponibilizando as instalações do parque.

Em laboratório, cientistas curam neurônio autista

Fonte: Folha Online

Biólogas da USP encontraram drogas que revertem danos em células nervosas causados por uma mutação genética
Feito inédito só foi possível por causa de dente de leite doado por menino de oito anos portador do transtorno
RAFAEL GARCIADE SÃO PAULO
Um dente de leite doado por um menino autista de oito anos permitiu a cientistas testar pela primeira vez a ação de medicamentos sobre células nervosas afetadas por esse transtorno psiquiátrico.
Aproveitando tecido vivo extraído da amostra cedida, a bióloga Karina Griesi Oliveira, da USP, identificou uma mutação genética no paciente. Depois, ainda conseguiu recriar os neurônios dessa criança em laboratório para investigar quais eram os problemas em suas células.

Iº ENCONTRO DE CORAIS ACESSÍVEIS DE SALVADOR com a Arte

Iº   ENCONTRO DE CORAIS ACESSÍVEIS DE SALVADOR  com a Arte

            Venha apreciar este lindo Encontro de talentos!
Data: 16/12/2014
Horário: 17h às 20h
Local: Biblioteca Pública do estado da Bahia
I ENCONTRO DE CORAIS ACESSÍVEIS DE SALVADOR com a Arte
Endereço: Rua General Labatut, s/n – Barris –  ESPAÇO

Entrada gratuita

Convênio que implantará o Centro Bahiana de Equoterapia é assinado durante a FENAGRO 2014

A Associação Bahiana de Equoterapia marcou presença no evento internacional da FENAGRO. O sucesso deste evento foi a celebração do convênio firmado entre a Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia representada por Dr. Jairo Carneiro e a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo de Passeio e Esporte, representado por Bruno Machado. O convênio firmado tem como objetivo a implantação do Centro Integrado de Equoterapia que funcionará nas instalações do Parque de Exposições com a chancela da Associação Bahiana de Equoterapia .
A ABAE vem cumprindo o cronograma do projeto "O cavalo a serviço da habilitação, reabilitação e promoção social", patrocinado pela Petrobras, ampliando este serviço em prol das  pessoas com deficiência e carentes, assim como, incentivando a implantação de novos nos municípios que oferecerem uma infra estrutura e logística como nos parques de exposições para o desenvolvimento da equoterapia através de uma equipe multiprofissional e especializada. 

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Alunos de psicologia da Unime visitam ABAE

A Associação Bahiana de Equoterapia em parceria com a Polícia Militar da Bahia, através do Esquadrão de Polícia Montada, Exército Brasileiro (19º-BC), amplia suas ações institucionais. A entidade teve sua agenda movimentada com a visita dos alunos de Psicologia da UNIME - Paralela; além de proferir palestras nos municípios de Vitória da Conquista, Juazeiro, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus.


O projeto "O cavalo a serviço da habilitação, reabilitação e promoção  social", patrocinado pela Petrobras, possibilita a disseminação da equoterapia no meio acadêmico e tornar a equoterapia vez mais acessível a comunidade baiana. 






sexta-feira, 7 de novembro de 2014

" O cavalo a serviço da habilitação, reabilitação e promoção social" em Feira de Santana

A Associação Bahiana de Equoterapia (ABAE) através de sua representante Maria Cristina Guimarães Brito e  equipe, marcou presença em Feira de Santana com a palestra " O cavalo a serviço da habilitação, reabilitação e promoção social". A parceria firmada com a Polícia Militar da Bahia (Esquadrão de Polícia Montada),  Exercito Brasileiro(19º-BC) e o patrocínio da Petrobras vem possibilitando o crescimento deste projeto no estado da Bahia. 

Confira as fotos:


terça-feira, 28 de outubro de 2014

Confira as fotos da Palestra "O cavalo a Serviço da Habilitação, Reabilitação e Promoção Social" em Juazeiro.

Dezenas de pessoas marcaram presença e aguardaram com expectativa a palestra da Sra. Maria Cristina Guimarães Brito, presidente da Associação Bahiana de Equoterapia.  

O evento aconteceu em Juazeiro no auditório da UNEB. O sucesso do evento marcou com o pronunciamento do Cel PM Paixão, comandante do 3º- Batalhão Escola e Caatinga, Dr. Cássio Secretário de Saúde de Juazeiro, Dr. Luis Cleber presidente da A.E.P.C.N - Associação Equestre e de Preservação do Cavalo Nordestino e depoimentos emocionados de mães e participantes,  agradecendo pela iniciativa da ABAE através do Patrocínio da Petrobras onde coloca "O cavalo a Serviço da Habilitação, Reabilitação e Promoção Social" no cenário psico educacional e terapêutico. Confira as fotos: 



Confira as fotos da Palestra "O cavalo a Serviço da Habilitação, Reabilitação e Promoção Social" em Juazeiro.

Dezenas de pessoas marcaram presença e aguardaram com expectativa a palestra da Sra. Maria Cristina Guimarães Brito, presidente da Associação Bahiana de Equoterapia.  

O evento aconteceu em Juazeiro no auditório da UNEB. O sucesso do evento marcou com o pronunciamento do Cel PM Paixão, comandante do 3º- Batalhão Escola e Caatinga, Dr. Cássio Secretário de Saúde de Juazeiro, Dr. Luis Cleber presidente da A.E.P.C.N - Associação Equestre e de Preservação do Cavalo Nordestino e depoimentos emocionados de mães e participantes,  agradecendo pela iniciativa da ABAE através do Patrocínio da Petrobras onde coloca "O cavalo a Serviço da Habilitação, Reabilitação e Promoção Social" no cenário psico educacional e terapêutico. Confira as fotos: 












Equoterapia ganha espaço em Juazeiro

Maria Cristina Guimarães Brito, presidente da ABAE.
A Polícia Militar da Bahia (3º- Batalhão Escola e CIPE Caatinga), Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde,   representantes da A.E.P.C.N - Associação Equestre e de Preservação do Cavalo Nordestino e a comunidade receberam Maria Cristina Guimarães Brito, presidente da Associação Bahiana de Equoterapia (ABAE) durante a palestra:  "O Cavalo a Serviço da Habilitação, Reabilitação e Promoção Social".

O projeto patrocinado pela Petrobras, possibilita a chegada deste serviço chegar aos municípios, fortalecido pelas parcerias com o poder público e a sociedade.  

Encontra-se em fase de implantação o Centro de Equoterapia do Vale São Francisco que atenderá as pessoas com deficiência mais carentes, com o acompanhamento de uma equipe interdisciplinar e suas famílias. Os apoios da Prefeitura de Juazeiro e da Polícia Militar - 3º- Batalhão Escola são determinantes para o sucesso deste projeto no Vale do São  Francisco.

A Associação Bahiana de Equoterapia dá mais um passo com o sucesso e o crescimento da Equoterapia no estado da Bahia.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Palestra "O cavalo a serviço da habilitação, reabilitação e promoção social"

CONVITE


A Secretaria de Saúde do Município de Juazeiro;
Polícia Militar da Bahia, 3º BPM (Batalhão Escola) e CPAC;
Associação Baiana de Equoterapia (ABAE);
Associação Equestre e de Preservação do Cavalo Nordestino (AEPCN).


quarta-feira, 23 de julho de 2014

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Confira a entrevista de Yuri Guimarães ao programa Bahia no Ar - Record Bahia

Veja as da nossa festa de São João. A ABAE está no clima da Copa!

Veja as da nossa festa de São João. A ABAE está no clima da Copa!



Apresentação do projeto "O cavalo a serviço da habilitação, reabilitação e promoção social" na audiência Pública do dia 10/06/20147

A equoterapia - método terapêutico que utiliza o cavalo em ações integradas nas áreas de saúde, educação e equitação - foi tema de audiência realizada ontem (10.06.2014) pela Comissão de Saúde e Saneamento, presidida pelo deputado José de Arimatéia. 


O evento foi marcado com apresentação do projeto "O cavalo a serviço da habilitação, reabilitação e promoção social" na sua segunda etapa patrocinado pela Petrobras.
A sessão foi aberta pelo deputado e manifestou que esta audiência é mais uma oportunidade promovida pelo colegiado para levar ao "conhecimento dos baianos" esta pratica terapêutica que "já é uma realidade em países como Alemanha, França, México".

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Equoterapia é tema de reportagem da revista do Conselho Federal de Medicina

A equoterapia é tema de reportagem de capa da última edição da revista do Conselho Federal de Medicina Veterinária: acesse:  http://issuu.com/revista_cfmv/docs/af_revista_61_web_

Mini-curso: Equoterapia para crianças com paralisia cerebral acontece em Julho em Amargosa

No dia 17 de Julho, a Associação Bahiana de Equoterapia, através do projeto "O cavalo a serviço da habilitação,reabilitação e promoção social, participará da Programação Científica do I Encontro de Educação Especial promovido pela CFP/URFB -Amargosa com o mini-curso “Equoterapia para crianças com paralisia cerebral”. 

O I Encontro de Educação Especial no Recôncavo, que acontece no  período de 15 a 18 de julho 2014, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, no campus Amargosa / Centro de Formação de Professores - CFP, terá como ênfase a discussão sobre as políticas públicas envolvendo a Educação Especial e o papel das Universidades Públicas na efetivação dessas políticas. A realização das pesquisas do ONEESP - Observatório Nacional de Educação Especial - na região provocou efeitos positivos e expectativas em relação aos professores da rede que trabalham na Educação Básica.

Cruz das Almas recebe centro de equoterapia


Nos dias 30 e 31 de maio, no auditório do Hospital Universitário de Medicina Veterinária, a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) de Cruz das Almas, junto com o grupo de equoterapia "Com Ciência", promovem o I encontro sobre Equoterapia. O evento conta com o apoio do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CAAB) e da Associação Bahiana de Equoterapia (ABAE), através do projeto  "O Cavalo a serviço da habilitação, reabilitação e promoção social", patrocinado pela Petrobras. O encontro, que tem carga horaria de 12 horas, pretende reunir alunos e profissionais da psicologia, serviço social, fisioterapia, pedagogia, medicina veterinária, zootecnia e áreas afins. Pessoas da comunidade com interesse comum em reabilitação e inclusão de pessoas com necessidades especiais também são esperadas.

Confira a programação: 

Benefícios da equoterapia em Paulo Afonso


A Associacão Bahiana de Equoterapia, através do projeto   O Cavalo a serviço da habilitação, reabilitação e promoção social, patrocinado pela Petrobras, marcou presença  no municípios de Paulo Afonso no dia 09 de abril de 2014, à convite do TC PM Josemar Pereira Pinto, Comandante do 20º- Batalhão. 

A presidente da ABAE, Maria Cristina Guimarães, falou sobre os benefícios da equoterapia e apoiou a implantação do Centro de Equoterapia SUPERAÇÃO no mesmo batalhão.

O evento contou com a participação da comunidade e representantes dos municípios: Novo Triunfo, Jeremoabo, Santa Brigida, Sítio do Quinto, Abaré, Rodelas, Chorrochó, Pedro Alexandre, Antas, Coronel João Sá, Delmiro e Glória). 




Este projeto nos inspira a levar os benefícios aos municípios, para garantir a assistência especializada às pessoas com deficiência, visando melhora no seu desenvolvimento psicomotor e sua inserção social. Veja mais sobre o evento no blog SUPERAÇÃO do 20º- Batalhão da Polícia Militar da Bahia.
Acesse: http://20bpmba.blogspot.com.br/2014/04/lancamento-do-projeto-superacao.html 

“O cavalo a serviço da habilitação, reabilitação e promoção social”

A Associação Bahiana de Equoterapia (ABAE) é uma entidade sem fins lucrativos, filiada a Associação Nacional de Equoterapia – ANDE-BRASIL, que presta assistência especializada às pessoas com deficiências, através da equoterapia, atividade desenvolvida por uma equipe interdisciplinar com a  utilização do cavalo como recurso educacional e psicoterapêutico. 
Há 20 anos, este trabalho é desenvolvido na Bahia através de parceria firmada com a Polícia Militar da Bahia (Esquadrão de Polícia Montada) e o Exército Brasileiro (19º- Batalhão de Caçadores), onde está localizado o Centro de Equoterapia Yuri Guimarães Brito.

O projeto “O cavalo a serviço da habilitação, reabilitação e promoção social”  em sua 2ª etapa, patrocinado pela Petrobras, tem como objetivo dar continuidade à atividade de equopterapia desenvolvida pela ABAE em Salvador e expandir o atendimento à crianças e adolescentes carentes de outros municípios, com ênfase na habilitação, reabilitação e inclusão social na rede regular de ensino, oferecendo o suporte assistencial às famílias, difundindo o serviço no estado da Bahia e contribuindo para a qualidade de vida dessas comunidades.