sexta-feira, 10 de abril de 2009

ABAE - Associação Baiana de Equoterapia

A Associação Baiana de Equoterapia, ABAE, foi fundada no dia 16 de dezembro de 1997 pela pedagoga Maria Cristina Guimarães Brito e tem como missão “atender os portadores de necessidades especiais contribuindo para o estabelecimento de sua dignidade e exercício pleno de sua cidadania, assegurando o seu direito de ir e vir”.

A ABAE possui duas sedes em Salvador, a matriz fica localizada na Avenida Dorival Caymmi, sem número, no Parque de Exposição, junto ao Esquadrão da Polícia Montada, no bairro Itapuã. A matriz tem uma pista de equitação, uma sede administrativa, uma selaria e uma casa de reunião. Trabalham nesta unidade, um contador, uma médica pediatra supervisora, uma psicóloga, dois auxiliares de serviços gerais, dois técnicos, um coordenador administrativo, três terapeutas ocupacionais, dois fisioterapeutas e uma fonoaudióloga, somando um total de 13 profissionais.

A segunda sede da ABAE é a descentralização da equoterapia no Centro de Equoterapia Yuri Guimarães Brito, localizado na Avenida Silveira Martins, sem número, no bairro Cabula, no 19º Batalhão de Caçadores, 19 BC. O Centro, que recebeu este nome como forma de homenagear o precursor da equoterapia na Bahia, Yuri Guimarães Brito, possui uma sede administrativa, uma pista de Equoterapia e tem como funcionários, uma fisioterapeuta, um auxiliar administrativo e dois auxiliares gerais, contabilizando um total de quatro funcionários. As duas unidades da ABAE são administrada pela matriz, situada dentro da Polícia Montada e sua diretoria é constituida por mães que tem filhos especiais. "Cada integrante traz uma lição de vida"

A ABAE obtém, a partir de um convênio firmado com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Município de Salvador, junto ao Governo Federal. Esse dinheiro é utilizado para o pagamento das despesas com funcionários, animais e as sedes da ABAE.

Para completar a renda, a ABAE presta aos sábados, sessões particulares. Os animais são cedidos pelo Esquadrão da Polícia Montada, que também é o responsável pelo tratamento dos animais (veterinários, rações, remédios). A ABAE existe graças a essa parceria, pois não seria possível para a Associação custear os gastos apenas com a verba que arrecada.

A ABAE atende atualmente 131 pessoas. A idade inicial para o tratamento é de dois anos, não havendo uma idade limite e tem uma fila de espera de mais de quinhentas pessoas. São atendidos pela ABAE, portadores de diversas deficiências, tais como: síndrome de down, paralisia cerebral, déficit de atenção e aneurisma.

A Associação atende também os pais e familiares dos pacientes, uma vez por mês a ABAE faz reuniões mensais com a presença de psicólogos que discutem temas diversos relacionados aos pacientes, e familiares. Isso ajuda tanto os pacientes que continuam o tratamento em casa, quanto os pais que possuem várias dúvidas e também precisam de ajuda psicológica.

8 comentários:

  1. Avante, a vida é tão linda, nossas deficiências são para valorizarmos ainda mais essa linda obra que é o ser humano.
    José Souza

    ResponderExcluir
  2. Convite
    o Concurso de Saltos da Polícia Militar da Bahia, promovido pelo Esquadrão de Polícia Montada e Associação Bahiana de Equoterapia – ABAE. Trata-se de um momento ímpar para os admiradores e trabalhadores de Policiamento Montado, que podem interagir com competidores de hipismo civis e militares de renome em todo o país. Um ambiente perfeito para a troca de informações e melhoria dos serviços prestados pelas tropas de cavalaria de todo Brasil, além da divulgação das técnicas e benefícios da Equoterapia.

    Em 2010, já em sua a sexta edição, o Concurso de Saltos ocorrerá entre os dias 01, 02 e 03 de dezembro e certamente será mais um grande sucesso. Veja a programação:


    DIA 01 DEZEMBRO – QUARTA-FEIRA

    19h00 – Abertura Oficial do VI CONCURSO DE SALTOS DAS POLÍCIAS MILITARES DO BRASIL

    LOCAL : PISTA DO PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE SALVADOR – FENAGRO;
    UNIFORME: 5° UNIFORME (PASSEIO) – OFICIAIS, SUB OFICIAIS E PRAÇAS DO EsqdPMont;
    O CORRESPONDENTE – OFICIAIS, SUB OFICIAIS E PRAÇAS DAS CO-IRMÃS E EXÉRCITO ESPORTE FINO – CIVIS,
    COMPETIDORES MILITARES PASSEIO/CAPACETE (MEIA MANGA).
    COMPETIDORES CIVIS: CASACA.

    A seguir – 1ª Prova – SÉRIE FUTURO – 0,90m X 1,10m

    Prova- 1

    Tipo: Tipo: Tempo ideal com faixa de tempo, artigo 238.6.2.3, Tabela A, veloc. 350m/min. GRAMA

    A seguir – 2ª Prova – SÉRIE PRINCIPAL– 1,10m X 1,30m

    Prova – 2

    Tipo: Duas fases, sendo a primeira sem cronômetro e a segunda ao cronometro, ambas regidos pelo artigo 274.5.2, Tabela A, veloc. 350m/min. GRAMA

    DIA 02 DEZEMBRO – QUINTA- FEIRA


    9h30 – 3a. Prova – SÉRIE FUTURO – 0,90m X 1,10m

    Prova – 3

    Tipo: Tempo ideal com faixa de tempo, artigo 238.6.2.3, Tabela A, veloc. 350m/min. AREIA

    A seguir – 4a. Prova – SÉRIE PRELIMINAR – 1,00m X 1,20m

    Prova – 4

    Tipo: Tempo ideal com faixa de tempo, artigo 238.6.2.3, Tabela A, veloc. 350m/min. AREIA

    A seguir – 5a. Prova – SÉRIE PRINCIPAL – 1,10m X 1,30m

    Prova – 5

    Tipo: Ao cronômetro, pelo artigo 238.2.1, Tabela A, veloc. 350m/min. AREIA

    DIA 03 DEZEMBRO – SEXTA-FEIRA

    8h30 horas – 6a. Prova – SÉRIE PRELIMINAR – 1,00m X 1,20m

    Prova – 6

    Tipo: Tempo ideal com faixa de tempo, artigo 238.6.2.3, Tabela A, veloc. 350m/min. AREIA

    A seguir – 7a. Prova –SÉRIE PRINCIPAL– 1,10m X 1,30m

    Prova – 7

    Tipo: Ao Cronômetro com um desempate, pelo artigo 238.2.2, Tabela A, veloc. 350m/min. AREIA

    ResponderExcluir
  3. fechei minha clinica em minas e estou morando na bahia estou vendendo uma sela adaptada dupla 4 estribu e ...se tiver enteresse janainajabburlopes@hotmail.com grata

    ResponderExcluir
  4. QUE BOM QUE TEM ESSE LUGAR PARA NOSSAS CRIANÇAS MELHORAREM UM POUCO E MUITO MAIS.TENHO UM FILHO COM PC E FUI MARCAR A AVLIAÇÃO DELE AÍ NA QUARTA PASSADA E FIQUEI EMOCIONADA COM TANTOS GESTOS DE CARINHO E AMOR PELAS CRIANÇAS.VAMOS LUTAR A CADA DIA.OBRIGADA PELA ATENÇÃO DADA!NÁGILA MÃE DE RYAN

    ResponderExcluir
  5. Moro no cabula 6, me chamo Marco Aurélio, sou estudante de fisioterapia e gostaria de ser voluntario e ajudar no centro. Meu telefone e (71)9999-2412...

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, sou estudade de fisioterapia meu nome é Ana Manuela gostaria de ser voluntaria. 71 98762-4634

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, sou estudade de fisioterapia meu nome é Ana Manuela gostaria de ser voluntaria. 71 98762-4634

    ResponderExcluir
  8. Como faço para conseguir uma vaga pra minha filha ela tem micro cefaléia

    ResponderExcluir