segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Parceria com a Petrobras promove a inclusão de crianças especiais à sociedade

Helane Aragão

Oferecer às crianças e adolescentes praticantes da Equoterapia um suporte interdisciplinar que possibilite, à escola, orientações significativas de como lidar com a criança especial sem discriminação.  É assim, que desde novembro de 2010 a parceria firmada com a Petrobras, através do Projeto “O Cavalo a Serviço da Habilitação, Reabilitação  e Promoção Social” vem contribuindo para a inclusão das pessoas com necessidades especiais na rede regular de ensino. A equipe é formada por: Cláudio Matos (coordenador),  Hugo Brito (pedagogo), Hercílio Cavalcante (fonoaudiólogo), Laura Leonídia Gomes Santos (fisioterapeuta)  e Solange Marques Lacerda (médica).

Segundo a presidente da ABAE (Associação Bahiana de Equoterapia), Maria Cristina Guimarães Brito,
esta parceria contribui para as políticas públicas de assistência social desenvolvida pela entidade, assim como o papel de responsabilidade social da Petrobras no programa  Desenvolvimento e Cidadania. “A ABAE atua no terceiro setor e seus serviços prestados à comunidade são sustentados pelo fortalecimento dessas parcerias com o Governo do Estado da Bahia, (Polícia Militar - Esquadrão de Polícia Montada),  com o Exército Brasileiro (19º- Batalhão de Caçadores), Centro de Equoterapia Yuri Guimarães Brito e com a Prefeitura Municipal de Salvador (Secretaria do Trabalho Assistência  Social e Direito do Cidadão)”, explica.

“Geralmente quando nasce uma criança há quem diga: é a cara do pai...outros acham que é a cara da mãe....mas, quando nasce uma criança especial, poucos se arriscam a dizer com quem se parece, mas, sem dúvida, é a cara da família e o corpo da sociedade"
Maria Cristina, presidente da Abae


 Para Maria Cristina, a família é premissa básica para a formação do sujeito, tomando  como ponto de partida, a equipe interdisciplinar que integra o Projeto realizando um trabalho interligado com os pais. “Identificamos as necessidades da família, para que efetivamente a proposta de inclusão aconteça.”

Convênios - É importante ressaltar que, o alcance deste projeto vem contribuindo de forma significativa no meio acadêmico, onde a entidade oferece apoio para a realização de trabalhos de conclusão de curso de diversas áreas do conhecimento.
 Atualmente, a entidade está acompanhando os alunos de Psicologia da Faculdade Castro Alves para o desenvolvimento de trabalhos científicos, ampliando, assim, o acervo sobre as práticas e os estudos que são realizados sobre o uso do cavalo como ferramenta para a habilitação e reabilitação de crianças e adolescentes com deficiência e/ou necessidades especiais.
Além disso, a ABAE firmou convênio com o Grupo UNIASSELVI (Centro Universitário Leonardo da Vinci ) abrindo espaço para a prática de estágio do curso de Serviço Social com acompanhamento de preceptoria mantido pela faculdade.  

Um comentário:

  1. Eu amo o trabalho realizado pela ABAE... Classifico minha vida em antes e depois da equoterapia, minha filha hoje é mas independente e ela ama a equoterapia, ta mais falante e obedece e respita melhor as regras de convivencia! Agradeço a Deus em primeiro lugar e depois a familia ABAE e em especial ao pedagogo Hugo Brito, que fez um trabalho excelente com minha pequena e também com toda nossa família, fica registrado aqui a minha felicidade em hoje fazer parte da familia ABAE!!

    ResponderExcluir