quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

VII CONCURSO DE SALTOS DA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA

“Cavalaria: sempre a serviço da sociedade baiana.”


A Polícia Militar da Bahia, através do Esquadrão de Polícia Montada, promoverá nos dias 02 à 04 de dezembro, o VII CONCURSO DE SALTOS DA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA. Participarão as Polícias Militares do Distrito Federal, Alagoas, Goiás, Sergipe, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e do Maranhão, além de competidores civis e militares de outras forças. O evento será realizado em parceria com a Festa Internacional da Agropecuária – FENAGRO na sede da Cavalaria - Av. Dorival Caymmi, Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, Itapuã.


O Concurso de Saltos da PMBA é a competição de Hipismo organizada e gerida pela Polícia Militar da Bahia através do Esquadrão de Polícia Montada e Associação Baiana de Equoterapia – ABAE. Este evento vem a cada ano consolidando-se como uma das principais competições de esporte equestre em nosso Estado, reunindo equipes de competidores civis e militares das Forças Armadas e de Polícias Militares de todo o país.

O conceito do evento e o da utilização do esporte como ferramenta de inclusão, aperfeiçoamento e superação, numa oportunidade singular de reunir todas as Unidades de Cavalaria do país, com a proposta de estreitar os laços, além de proporcionar uma importante interação profissional, uma vez que, são propostas discussões acerca da forma de atuar operacionalmente nas Cavalarias brasileiras, o que culmina na elevação da qualidade do serviço prestado à sociedade pelo Policiamento Ostensivo Montado em todo o país, bem como prepara a tropa para melhor servir em grandes eventos como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014.

Bem assim, a Cavalaria da Bahia foi escolhida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) a organizar e promover no próximo ano (2012) o Curso de Policiamento Montado em Praças Desportivas, voltado a qualificar os policiais militares das sedes nordestinas da Copa de 2014 a atuar com base nas mais modernas doutrinas equestres e na preservação dos direitos do cidadão.

Outro eixo fundamental desta competição é ampliar e dar cada vez mais visibilidade ao trabalho social desenvolvido em parceria com ABAE, que consiste em atender prioritariamente crianças especiais carentes. O trabalho de terapia utilizando o cavalo procura oferecer ao paciente o máximo de exercícios, dando noções de lateralidade, limites espaciais e até estímulo à ex­pressão verbal estando presente na vida de centenas de famílias de portadores de necessidades especiais do nosso Estado. Esta instituição é parceira na gestão e organização desta prova, captando apoiadores e parceiros para a viabilização do evento.

O Concurso de Saltos da PMBA atinge um público bastante diversificado, possuindo espectadores que variam de grandes criadores de animais do país até curiosos que visitam a festa com suas famílias para terem contatos com os animais e atrações. Por outro lado, a competição, por ser organizada pela Polícia Militar da Bahia, é amplamente divulgada no ambiente interno da Corporação, o que representa uma forma diferente de lazer e entretenimento cerca de 40.000 servidores militares e seus familiares. Outros participantes são os praticantes de hipismo, esporte cada vez mais difundido no país contando com a presença de competidores locais e nacionais, despertando o interesse da mídia.

PROGRAMAÇÃO TÉCNICA


DIA 02 DEZ – SEXTA-FEIRA

16h00– Abertura Oficial do VII CONCURSO DE SALTOS DAS POLÍCIAS MILITARES DO BRASIL

LOCAL : PISTA DO ESQUADRÃO DA POLÍCIA MONTADA
UNIFORME: 5° UNIFORME (PASSEIO) – OFICIAIS, SUB OFICIAIS E PRAÇAS DO ESQDPMONT

O CORRESPONDENTE – OFICIAIS, SUB OFICIAIS E PRAÇAS DAS CO-IRMÃS E EXÉRCITO

ESPORTE FINO – CIVIS,

COMPETIDORES MILITARES PASSEIO/ CAPACETE (MEIA MANGA).

COMPETIDORES CIVIS CASACA.

A seguir – 1ª Prova – SÉRIE FUTURO – 0,90m X 1,10m

Prova- A DEFINIR Tipo: Tipo: Tempo ideal com faixa de tempo, artigo 238.6.2.3, Tabela A, veloc. 350m/min. AREIA

A seguir - 2ª Prova - SÉRIE PRINCIPAL– 1,10m X 1,30m

Prova – A DEFINIR

Tipo: Duas fases, sendo a primeira sem cronômetro e a segunda ao cronometro, ambas regidos pelo artigo 274.5.3, Tabela A, veloc. 350m/min. AREIA

DIA 03 DEZ –SÁBADO - 08 h- Palestra -

Palestra da ASSOCIAÇÃO BAIANA DE EQUOTERAPIA de divulgação e esclarecimento das técnicas de reabilitação de crianças e adultos portadores de necessidades especiais através do uso do cavalo nas praticas da equoterapia.

09:00 horas – 3a. Prova – SÉRIE FUTURO – 0,90m X 1,10m

Prova – A DEFINIR

Tipo: Tempo ideal com faixa de tempo, artigo 238.6.2.3, Tabela A, veloc. 350m/min. AREIA

A seguir – 4a. Prova – SÉRIE PRELIMINAR – 1,00m X 1,20m

Prova – A DEFINIR

Tipo: Tempo ideal com faixa de tempo, artigo 238.6.2.3, Tabela A, veloc. 350m/min. AREIA

A seguir – 5a. Prova – SÉRIE PRINCIPAL – 1,10m X 1,30m

Prova – A DEFINIR

Tipo: Ao cronômetro, pelo artigo 238.2.1, Tabela A, veloc. 350m/min. AREIA

DIA 04 DEZ- DOMINGO - 08h30
6a. Prova – SÉRIE PRELIMINAR – 1,00m X 1,20m

Prova – A DEFINIR

Tipo: Tempo ideal com faixa de tempo, artigo 238.6.2.3, Tabela A, veloc. 350m/min. AREIA

A seguir – 7a. Prova –SÉRIE PRINCIPAL– 1,10m X 1,30m

Prova – A DEFINIR

Tipo: Ao Cronômetro com um desempate, pelo artigo 238.2.2, Tabela A, veloc. 350m/min. AREIA

12:00 horas - Solenidade de Encerramento do VII CONCURSO DE SALTOS DAS POLÍCIAS MILITARES DO BRASIL

LOCAL : PISTA DO ESQUADRÃO DA POLÍCIA MONTADA

Nenhum comentário:

Postar um comentário