segunda-feira, 23 de junho de 2014

Apresentação do projeto "O cavalo a serviço da habilitação, reabilitação e promoção social" na audiência Pública do dia 10/06/20147

A equoterapia - método terapêutico que utiliza o cavalo em ações integradas nas áreas de saúde, educação e equitação - foi tema de audiência realizada ontem (10.06.2014) pela Comissão de Saúde e Saneamento, presidida pelo deputado José de Arimatéia. 


O evento foi marcado com apresentação do projeto "O cavalo a serviço da habilitação, reabilitação e promoção social" na sua segunda etapa patrocinado pela Petrobras.
A sessão foi aberta pelo deputado e manifestou que esta audiência é mais uma oportunidade promovida pelo colegiado para levar ao "conhecimento dos baianos" esta pratica terapêutica que "já é uma realidade em países como Alemanha, França, México".

 No Brasil já foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina desde 1997.

A composição da mesa contou com a participação de Maria Cristina Guimarães Brito, presidente da ABAE, Dra. Vera Horne, vice-presidente da Associação Nacional de Equoterapia, Dra. Liane Oliveira, Coordenadora de projetos sociais, Capitã Jordana Almeida representando o Maj.PM Adriano Chastinet comandante do Esquadrão de Polícia Montada e Yuri Guimarães Brito, publicitário, precursor da equoterapia na Bahia.
Maria Cristina Guimarães Brito, fez uso da palavra com a explanação do projeto e dos seus objetivos a serem alcançados com a implantação de centros de equoterapia nos municípios que oferecerem  infraestrutura e logística como parque de exposições e unidades de cavalaria para esse empreendimento.  Esta é uma estratégia que será utilizada com base na parceria estabelecida entre a Associação Bahiana de Equoterapia e a Polícia Militar da Bahia (Esquadrão de Polícia Montada) e o Exercito Brasileiro (19º- Batalhão de Caçadores) com a descentralização deste serviço na capital baiana e o convênio com a prefeitura de Salvador.

Deu ênfase ao apoio da Petrobras. " O alcance do nosso projeto só foi possível graças ao patrocínio".  O projeto visa atender 300 crianças e adolescentes, orientação aos pais  e intensificar na política da inclusão escolar considerando a Educação para Todos, promovendo palestras sócio-educativas e orientação ao professor de como acompanhar e avaliar o aluno especial.

O plenário ficou pequeno para o numero de participantes da audiência publica: marcaram presença a diretoria, integrantes do projeto, deputados (Maria Del Carme, Maria Luiza e Rosemberg Pinto), equipe interdisciplinar da Abae, pais, crianças assistidas na equoterapia, amigos admiradores da equoterapia, grupo do basquete sobre rodas e representantes de organizações de assistência à pessoa com deficiência.
Yuri emocionou muitos participantes, desejando aos pais que um dia seus filhos alcançasse o mesmo sucesso que ele, tornando-os YURI'S. Ele agradeceu  a Petrobras pela oportunidade de trabalho na empresa, sua primeira experiência no mercado, por onde passou 12 anos. A manifestação de Vera Horne, Liane Oliveira e Capitã Jordana foi de apoios continuados ao trabalho desenvolvido na Bahia.
Os Deputados Maria Del Carme e Rosemberg Pinto se manifestaram parabenizando pelo projeto e a importância deste crescimento no estado da Bahia. Eduardo Sales, ex-secretário da agricultura fez pronunciamento emocionado, pela determinação e garra de Maria Cristina em acreditar em um sonho e oferecer aos menos favorecidos um atendimento salutar.


O Deputado José Arimateia fez o encerramento com palavras elogiosas ao projeto e feliz com a realização desta audiência pública, empenhado para o crescimento deste método no estado da Bahia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário