terça-feira, 22 de dezembro de 2015

EQUOTERAPIA - 22 ANOS DE EXISTÊNCIA À SERVIÇO DA COMUNIDADE


A equoterapia encerrou mais um ciclo de sua história; atividade que deu início de forma experimental com Max Lima, recebeu apoio do Grêmio de Integração de Deficientes através de Wilson Oliveira e se instituiu a Associação Bahiana de Equoterapia, enquanto Organização Não-governamental, entidade que ocupa o terceiro setor e se fortalece a cada dia no trabalho de responsabilidade social, através das parcerias.

O encerramento do exercício com modelo de gestão desenvolvido por Maria Cristina Guimarães Brito, fundadora, com o apoio de Dra. Solange Marques Lacerda, Irma Santos e Marly Lima, certifica a necessidade de traçar diretrizes estratégicas para o crescimento institucional no estado da Bahia, seguindo os princípios doutrinários da ANDE BRASIL.

A entidade no uso de suas atribuições, desenvolve suas atividades em parceria com a Polícia Militar da Bahia (Esquadrão de Polícia Montada) e descentraliza esse serviço na comunidade com o apoio do Exercito Brasileiro (Batalhão Pirajá - 19ºBatalhão de Caçadores).

O encerramento das atividades foi marcado com as presenças de Cel Lélio de Castro Cirillo (fundador da ANDE-BRASIL - Brasília), TC Agnaldo Oliveira, comandante do Batalhão Pirajá, Maj PM Reinaldo Matos, médico veterinário e colaborador da ABAE, Cap PM Rodrigues, subcomandante da Cavalaria, oficiais militares, mestre de cerimônia Cap PM Correia, Nena Almeida, subcoordenadora da pessoa com deficiência - (SEMPS), Cristiane Adad, Carol Biscaia e Luis Gonçalves, prestigiando o evento e Yuri Guimarães Brito, funcionário do CCR Metrô Bahia, Cap PM Bruna Paulas, da Academia Militar, pais, praticantes, profissionais da entidade e amigos da equoterapia e com a presença ilustre dos futuros colaboradores: Raimundo Adalberto Lacerda, Jairnilza Paim, Gilson de Almeida Silva e Isabel Amorim da Cruz, para a construção de um novo cenário na política de assistência as pessoas com deficiência assistidas na entidade.
Maria Cristina fez uma retrospectiva sobre a história da Equoterapia e o desenvolvimento institucional desde 1993, com o acolhimento do projeto por TC PM Cristovám Pinheiro, sendo mantido até os dias atuais sob o comando do Maj PM Aloysio Herwans, comandante da cavalaria.

O evento foi marcado com emoção e muitas homenagens a Maria Cristina e depoimento de Yuri Guimarães Brito, publicitário, precursor da equoterapia na Bahia - o grande motivador deste projeto.

As crianças aguardavam ansiosas a chegada do Papai Noel (Antônio Jorge) para a distribuição dos presentes e os cavalos piquiras, os quais foram doados por Dr.Ângelo Calmon de Sá.
A ABAE deseja a todos saúde e sucesso nessa caminhada, que o natal seja cheio de Luz e Paz.


Maria Cristina Guimarães Brito
Equoterapeuta, Pricomotricista
Pedagoga



















Nenhum comentário:

Postar um comentário