ABAE - Associação Bahiana de Equoterapia é uma organização não-governamental que presta assistência especializada as crianças e adolescentes com deficiência e suas famílias com o acompanhamento de uma equipe interdisciplinar. A utilização do cavalo como recurso psicoeducacional e terapêutico não é uma descoberta recente.


O projeto “ a importância da atividade lúdica na comunidade, para as crianças e adolescentes com deficiência visando a inclusão social” contemplado através de chamamento público pelo Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate a Pobreza-SEMPS, vai possibilitar a entidade através da equipe interdisciplinar constituída por fisioterapeutas, psicóloga, psicomotricista, educador físico, professores e técnicos de apoio, desenvolver a Talassoterapia. A Talassoterapia – thalassa, ‘mar’, e terapia, ‘cura’ -, mesmo sem ser conhecida por este nome, já era praticada há pelo menos 4000 anos a.C. pelos chineses, que retiravam das algas vermelhas substâncias com poderes curativos. Algum tempo depois, romanos e gregos também perceberam o potencial marinho na cura de diversas enfermidades.

O projeto está embasado na proposta sócio assistencial, educacional e terapêutico voltado para garantir os direitos da criança e do adolescente com deficiência e fortalecer a convivência familiar para o estabelecimento de vínculos na comunidade. A realização deste trabalho está fundamentado no atendimento no atendimento do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Convivência Familiar e Comunitária, ele parte da premissa sobre os benefícios e a influência que o meio social exerce sobre o sujeito e nas relações interpessoais sobre as crianças e adolescentes com deficiência e seus vínculos cm a comunidade em que vive.
Este modelo pioneiro do projeto da ABAE, se reporta aos benefícios adquiridos por Yuri, quando seus pais usufruíam dos recursos do mar para complementar o programa de reabilitação de seu filho, para a realização do treino de marcha, fortalecimento muscular, estímulos proprioceptivos além do banho de mar.
A ABAE vem se destacando nas ações sociais, possibilitando que as comunidades sejam assistidas dentro de um planejamento anual beneficiando as comunidades das praias de paripe (tubarão) itapuã, ondina, piatã e ribeira onde serão realizadas atividades lúdicas com o olhar terapêutico, o banho de mar assistido, a prática de stand up, futebol de areia, dentre outras atividades.
A entidade propõe o fortalecimento de suas ações buscando novas parcerias com as Universidades, através de diversas áreas do conhecimento, possibilitando os alunos um novo olhar do conhecimento acadêmico.
Fontes
http://cyberdiet.terra.com.br/ cyberdiet/colunas/030314_bel_thala.htm
http://www.naturologo.com.br/ praticas/talassoterapia.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário