terça-feira, 2 de junho de 2009

ABAE realiza workshop sobre Equoterapia

A Associação Baiana de Equoterapia (Abae) através do Programa de Apoio às famílias, promove no dia 18 de julho ás 13 horas, no auditório da Instituição, em Itapuã, um workshop sobre Educação Inclusiva: um Compromisso da família, da Escola e da Sociedade. A palestra é ministrada pela pedagoga e presidente da associação, Maria Cristina Guimarães Brito e pela psicóloga Marcelle Santos Guimarães.

O evento objetiva expor aos pais e praticantes da terapia, o trabalho de responsabilidade social da entidade, não só na assistência terapêutica, mas todo o contexto que envolve a família em um primeiro plano, que é voltado para a habilitação e reabilitação dos pacientes.

Eventos como este são iniciativas de Maria Cristina, presidente da ONG e mãe de Yuri Guimarães Brito, portador de paralisia cerebral e principal motivador da implantação da ABAE na Bahia. As palestras têm por finalidade conhecer a realidade de cada família constituída por pessoas especiais, dando suporte psicológico, educacional e de conscientização da realidade vivida por cada família.

As reuniões são realizadas trimestralmente com os pais e familiares dos pacientes, com a presença dos profissionais que colaboram com a instituição, discutindo temas diversos relacionados aos pacientes e familiares. As palestras são principalmente, auxílio aos familiares do paciente que continuam o tratamento em casa.

Com esse intuito, a pedagoga Maria Cristina Brito, procura expor aos pais os fundamentos principais e de caráter social da entidade, apresentando, inicialmente, o que é a Associação Baiana de Equoterapia, suas finalidades, metas e objetivos. “A entidade é apresentada as famílias como um espaço que é de todos nós e que devemos zelar, para que permaneça fazendo seu trabalho e ajudando famílias”, diz.

Temas principais
Os temas mais abordados são: Equoterapia uma realidade na Bahia.
A importância da família no processo educacional e psicoterapêutico.
O que é a paralisia cerebral?
Educação...um direito de todos
Abordagem sobre algumas patologias: paralisia cerebral, síndrome de Down, autismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário